Realizar tarefas que exigem foco intenso pode ser cansativo, por isso trouxemos algumas dicas de como contornar estes momentos.
Procrastinar é deixar para depois o que pode e deve ser feito agora, desta forma o cérebro não entende essa necessidade de realização de tarefas e acaba postergando a atividade.
Nossa mente está sempre em busca de satisfações imediatas, por isso fazer tarefas que não são tão recompensadoras a curto prazo pode ser difícil.
Se o seu dia a dia se encaixa neste tipo de rotina e você acaba deixando a maioria das tarefas para a última hora, não precisa mais se preocupar pois essas dicas te darão o gás necessário.

1- Comece pelo básico
Começar é sempre a tarefa mais difícil, por isso inicie sempre por atividades mais fáceis, como atualizar o chat da empresa, planejar as atividades diárias ou revisar o que foi feito no dia anterior.
2- Organize-se
Esta pode ser a parte mais chata para alguns, e a mais satisfatória para outros. Manter a organização da sua área de trabalho e da sua agenda faz com que seu cérebro entenda que aquele é o seu ambiente de foco e é momento de focar no trabalho.
3- Separe as tarefas por nível de prioridade
Saber o que é mais importante ou urgente te dará ideia de por onde e como começar, além de acelerar o processo de dar início às atividades do dia.
4- Crie metas e prazos de entrega
“Hoje vou fazer pelo menos três das minhas cinco atividades do checklist do dia”, esta pode ser uma boa meta a ser batida ao longo do dia. Além disso, ter uma data limite para a finalização de um trabalho faz com que seu inconsciente se concentre, desta forma você conseguirá realizar muito mais tarefas em um curto período de tempo.
5- Entenda seus limites
Algumas pessoas têm dificuldade de concentração, por isso estar atento e focado em uma atividade específica pode ser uma tarefa árdua. Tire alguns minutos para descanso ao longo da jornada de trabalho ou estudos, assim sua mente terá alguns minutos de descanso e voltará com mais energia.
6- Utilize um método de apoio para a concentração
O método Pomodoro, pode ser uma boa opção. Ele consiste em um tempo médio de 25 min de foco total, sem distrações, e 5 minutos de descanso. Esta é uma das opções mais conhecidas e mais utilizadas por estudantes e concurseiros de todo o país.
7- Faça, mesmo que demore
Não realizar as tarefas por medo do tempo que levará para terminá-la só fará com que ela permaneça por mais tempo em sua lista de afazeres. Comece, aos poucos ela será terminada.
8- Procure amenizar suas distrações
Realizar tarefas que precisam de muito foco, cansa a mente. A partir daí tudo vira motivo para desviar a atenção. Reconheça quais são os estímulos sonoros, ou até mesmo objetos, que podem te tirar o foco daquele momento e amenize-os ou procure retirá-los do seu ambiente de trabalho.
Existem alguns apps que podem ajudar neste quesito:
– Freedom (Mac, Windows, Android e iOS)
– Focus Plant (Android e iOS)
9- Controle o seu tempo
Reconhecer quanto tempo levará para realizar cada tarefa é essencial para gerenciar a sua rotina. Se gastar tempo demais para finalizar atividades simples, ao final do dia terá a sensação de que pouco foi feito.
10- Reconheça o seu esforço
Lembre-se de não se cobrar demais. Realize as tarefas no seu tempo, sabendo quais são as necessidades do seu ambiente de trabalho. Além de tudo isso, reconheça suas conquistas e celebre os momentos de foco contínuo.
A procrastinação não deve ser vista unicamente como “preguiça”, embora muitas vezes seja encarada desta forma. Ela pode ser consequência de neurodivergências ou predisposições genéticas.
Caso esta situação esteja incomodando ou atrapalhando o seu dia a dia, procure ajuda de um especialista.